Caminhoneiro é detido com arrebite na BR-316, em Caxias

Um caminhoneiro de 41 anos foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na manhã desta terça-feira (5), com compridos de rebite, na BR-316, em Caxias.

Às 6h45, no Km 543, policiais rodoviários federais realizavam abordagens quando deram ordem de parada ao caminhoneiro. O veículo do motorista estava carregado com 18 toneladas de banana provenientes de Santa Maria da Boa Vista/PE e tinha como destino a cidade de Belém/PA.

Os policiais encontraram no interior da cabine do caminhão 16 comprimidos de Nobésio Extra-Forte e outra cartela com cinco comprimidos já consumidos. Essa anfetamina é popularmente conhecida como “arrebite” e é utilizada pelos motoristas como inibidor de sono, de forma a prolongar o tempo acordado e poder dirigir por longas distâncias.

Foi verificado pelos policiais que o motorista estava dirigindo há mais de 13 horas seguidas, sem paradas maiores que 30 minutos.

Indagado sobre a presença de arrebite no interior do caminhão, o motorista informou à polícia que faz o transporte de bananas de Pernambuco para Belém e que “devido ao horário ser apertado para percorrer a rota, faz uso da substância para dirigir o máximo de tempo possível sem paradas”. Ainda segundo o relato, ele faz uso há mais de oito anos de arrebite, mesmo sabendo dos males que ela causa no organismo. Informou também que adquiriu a cartela com 15 comprimidos ao preço de R$ 35,00 em um posto de combustíveis.

De acordo com a PRF, a conduta, em tese, constitui o crime de consumo, porte de drogas (Lei 11.343/06, artigo 28), quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar.