Cano rompe e água inunda gabinetes na Câmara dos Deputados

Uma tubulação de água rompeu, na tarde desta segunda-feira (20), em um dos corredores do anexo IV da Câmara dos Deputados. A água inundou parte dos gabinetes, que tiveram que ser evacuados.

O cano se rompeu no nono andar, que passa por uma obra de manutenção na rede hidráulica. O volume de água foi tanto que passou para os andares de baixo.

O vazamento já foi contido e a água dos carpetes começou a ser aspirada. A Câmara ainda não tem informações se houve mais algum dano.

Assessores que trabalham no nono andar do prédio relataram à reportagem ter ouvido um estrondo bem forte e, em seguida, um barulho de ar escapando. Logo, a água começou a invadir os gabinetes.

De acordo com Charles Jacobina, que é funcionário de um deputado e trabalha no andar, o fornecimento de água nos gabinetes estava cortado desde o início do ano para a execução da obra.

Por essa razão, só podiam ser usados os banheiros no corredor. Ele conta que colegas haviam comentado com ele que o religamento da água estaria programado para esta segunda-feira.

“Talvez houvesse ar dentro da tubulação e, quando a água foi religada, houve uma pressão muito grande, que estourou o cano”, disse.

Funcionários secam piso após vazamento na Câmara dos Deputados — Foto: Fernanda Calgaro/G1Funcionários secam piso após vazamento na Câmara dos Deputados — Foto: Fernanda Calgaro/G1

Funcionários secam piso após vazamento na Câmara dos Deputados — Foto: Fernanda Calgaro/G1

O assessor parlamentar Rafael Marinho, que trabalha no gabinete em frente ao local do vazamento, conta que, assim que o cano estourou, a água começou a invadir o escritório e colegas subiram nas cadeiras para evitar algum choque elétrico. É comum nos gabinetes que parte das tomadas fique no chão.

“Ficamos nos gabinetes até a brigada nos liberar, o que só foi feito após a energia ser desligada”, contou.

Leia a íntegra da nota da Câmara:

“No início da tarde de hoje, por volta de 13h30, durante as obras de manutenção na rede hidráulica, ocorreu uma ruptura no encanamento que passa no nono andar do Anexo 4 da Câmara dos Deputados. O fornecimento de água foi momentaneamente interrompido e o vazamento já está contido. Não há, ainda, informações sobre eventuais avarias causadas pelo acidente.”