Desfile cívico movimenta comunidades do 2º Distrito de Caxias

As comunidades do 2º Distrito de Caxias tiveram desfile cívico em celebração ao Dia da Independência do Brasil, comemorado em 7 de setembro. O evento ocorreu no povoado Alecrim, na manhã desta quinta-feira (30), e contou com a presença do prefeito Fábio Gentil, da secretária de Educação, Ana Célia, e do vereador Mário Assunção, representando a Câmara Municipal.

O evento cívico teve a participação de nove unidades de ensino dos seguintes povoados: Alecrim, Barro Vermelho, Santo Antônio, Boca da Mata, Mocambo, Posto São Miguel, Fazenda Sabiá e Rodagem. Com faixas, cartazes e fanfarra, cerca de 840 estudantes deram o ritmo do desfile. No público, famílias acompanhavam as exibições.

Neste ano, o desfile trouxe o tema “Caxias, Princesa do Sertão” e o lema “Nossos bosques têm mais vida, nossa vida no teu seio mais amores”. A atividade foi promovida pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia.

Segundo a secretária Ana Célia, “além da cidade, o 7 de setembro é comemorado em todos os povoados de Caxias, com a participação das famílias, dos professores e gestores escolares. O tema do desfile é alusivo ao conhecimento que é levado a todos os alunos do município”.

Para o prefeito de Caxias, é importante a descentralização do desfile cívico para a zona rural. “O respeito e a valorização que a nossa Secretaria de Educação tem para com a criança da zona rural é uma ideia ímpar que aconteceu no município de Caxias. Você vê a alegria estampada no rosto de cada um, e com isso o nosso compromisso está cumprido”, disse Fábio Gentil.

“A Secretaria de Educação, na pessoa da professora Ana Célia, está de parabéns por essa iniciativa, e a Prefeitura Municipal de Caxias também, de poder proporcionar às pessoas do 2º Distrito a possibilidade de vivenciar o desfile de 7 setembro, com tudo que eles têm direito. É dessa forma que a gente vai construindo a cidade que a gente quer”, comentou o vereador Mário Assunção.