Levantamento diz que São Luís possui 2º menor número de ciclovias no Brasil

Um levantamento realizado junto a 26 prefeituras do Brasil mostrou que São Luís é a segunda capital com a menor quantidade de ciclovias no país. A capital maranhense possui apenas 18 km de vias destinadas a bicicletas. São Luís perde apenas para Macapá que tem atualmente 11 km. (Confira o levantamento completo)

A arquiteta e urbanista Débora Garredo avalia os projetos de ciclovias em São Luís como pontuais e criticam não só a quantidade mais também a qualidade desse serviço. “Eu inicio uma ciclovia, por exemplo, e eu não ofereço uma interconexão com outro modal. Eu interrompo aquele fluxo e a gente pode se perguntar qual seria o percurso do ciclista. Qual seria o meu percurso enquanto ciclista? Eu iria interromper e utilizar uma via de eixo-carroçavel destinada para os veículos automotores? Então a gente pensa ciclofaixas e ciclovias também relacionadas a uma educação para o trânsito”.

Débora Garredo pontua que não adianta uma cidade ter vários quilômetros de ciclovias ou ciclofaixas pontuais sem integração com outras formas de transporte. Ela acrescenta que é preciso tornar as ciclovias seguras e atrativas para o que o cidadão possa adotar uma maneira mais sustentável e saudável para se transportar. “Dentro do planejamento urbano é o que nós falamos de uma cidade para pessoas onde realmente quem está no foco do planejamento é quem habita e não os objetos que ali circulam”, finalizou.

Sobre o assunto, a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento disse, por meio de nota, que um projeto em parceria com o Ministério das Cidades pretende criar novas ciclovias e ciclofaixas em São Luís, mas não disse quando.