Novo líder do governo pede ajuda de ministros na articulação política

Anunciado como novo líder do governo na Câmara, o deputado eleito Major Vitor Hugo (PSL-GO) pediu aos ministros do governo Jair Bolsonaro que o auxiliem na articulação política, informa o repórter Nilson Klava, da GloboNews.

“Pedi para que recebessem parlamentares e ouvissem suas demandas. Uma ligação de ministro pode trazer o deputado para nosso lado”, afirmou.

O novo líder disse que pretende se reunir com os 22 ministros nas próximas semanas.

Durante a transição, Bolsonaro já havia dito que a principal estratégia de articulação para formar a base seria justamente abrir os ministérios para as demandas dos parlamentares, independentemente do partido, e agilizar a liberação das emendas.

Desde que foi anunciado líder do governo, Vitor Hugo já ligou para quase todos os possíveis candidatos à presidência das Câmara dos Deputados, entre eles Fabio Ramalho e Alceu Moreira, do MDB; Giacobo e Capitão Augusto, do PR; Kim Kataguiri, do DEM; JHC, do PSB; e Arthur Lira, do PP. A todos, afirmou que o governo não vai interferir na disputa.

Rodrigo Maia e Marcelo Freixo

Nesta quarta-feira, o novo líder deve falar com o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e com o Marcelo Freixo (PSOL).

“Governo independente e isento não significa que vai ser indiferente diante de uma eleição. Está observando e atento e quer manter boa relação com presidente que for eleito, mas não vai apoiar ninguém. Não quero fechar portas nem para os deputados da oposição, que podem votar conosco em pautas com o mínimo de convergência”, afirmou.

Segundo líder, próximo passo será ligar para os líderes partidários.