Semana do Encarcerado é realizada em Imperatriz

A 19 ª edição da Semana do Encarcerado está sendo realizada em Imperatriz, a 626 km de São Luís, e discute a reintegração dos presos e a humanização das unidades prisionais. A abertura foi marcada pela presença de diversos órgãos que ao longo do ano desenvolvem atividades de ressocialização.

De acordo com o diretor da Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz (UPRI), Renato Lindoso, o evento tem como objetivo dialogar com os apenados, servidores do sistema prisional e com a sociedade sobre a humanização do sistema carcerário. “A gente tenta trazer aos presos, além da ordem e disciplina, algumas situações mais direcionadas a humanização em que todos os dias da semana terão acesso a apresentações de planos religiosos e didáticos de cunho educacionais”, explica.

O tema deste ano é ‘Reintegração Social e Sistema Penitenciário No Rumo Certo’ e a programação segue até sexta-feira (31). A professora universitária, Marilene Santos, conta que além das palestras socioeducativas, os presos terão atendimentos na área de saúde e orientações jurídicas. “Os acadêmicos de direito estarão aqui dando palestras na quinta-feira a respeito de ressocialização e remissão penal. Na sexta-feira eles entregarão para 30 internos um andamento processual que explica como está o processo de cada um”, afirma.

Atividades e celebrações religiosas de diversas denominações também fazem parte da programação. A ideia é garantir o fortalecimento das ações de atendimento e humanizações dos internos do sistema carcerário.