Só em janeiro, mais de sete mil multas já foram aplicadas por excesso de velocidade no Maranhão

Só em janeiro de 2020, foram registradas 7.521 infrações em ruas e avenidas de todo o Maranhão por motoristas transitarem em velocidade superior a máxima permitida em ate 20%. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA). Em comparação com o mesmo período do ano passado, o número de registros desse tipo de multa caiu 35%.

Entre as infrações mais cometidas, junto com excesso de velocidade, estão Não registrar o veículo em 30 dias após transferência de proprietário (1.645), trafegar sem cinto de segurança (977), estacionar em local proibido (911), pilotar motocicleta em capacete (838).

A capital São Luís concentra praticamente todos os casos registrados por excesso de velocidade, com 7.512 motoristas multados.

90 mil multas em 2019

Pesar o pé no acelerador parece ser um gosto particular do maranhense. Segundo os dados de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2019, 89.988 infrações foram registradas por estarem relacionadas a motoristas transitando acima da velocidade permitida em todo o Maranhão.

O maior índice de infrações entre as 248 catalogadas pelo Detran-MA, inclusive, é a de transitar em velocidade superior a máxima permitida em ate 20%. Foram 79.387 no total. Seguida de 9.844 registros por transitar em velocidade superior a máxima permitida em mais de 20% ate 50%. Outras 757 infrações foram para quem dirigiu em velocidade superior a máxima permitida em mais de 50%.

Prudência durante o carnaval

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), por meio da Coordenação de Educação para o Trânsito, lançou, nesta sexta-feira (7), na sede do Órgão, na Vila Palmeira, o Bloco “Os Desacelerados”, que estará nas ações educativas de Pré-Carnaval e Carnaval 2020, que serão realizadas nos Circuitos da Folia.

O bloco é formado por integrantes do grupo de Artes do Detran-MA, Transitarte, Humanizar e, por servidores de vários setores que também atuam nas ações educativas do Departamento, na Região Metropolitana de São Luís. Durante todo o mês de fevereiro, o Detran-MA vai intensificar as ações educativas, buscando a conscientização da população sobre os riscos no trânsito, com foco na redução de acidentes.

As ações serão realizadas na capital e nos municípios do Estado, por meio das equipes de educadores das 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). De acordo com a Coordenadora de Educação para o Trânsito, Rositânia de Farias, as ações com foco na Lei Seca, serão intensificadas nesse período para conscientizar o folião que pretende se divertir com segurança.